domingo, 10 de outubro de 2010

Desmistificando Serra em poucas linhas


A grande mídia vem pintando o candidato Tucano, nesse período eleitoral, como uma espécie de santo. Sem defeitos ou desvios morais, parece até que José Serra é um anjo divino que desceu à Terra para dar um jeito no nosso tão transgredido país. Mas, será que é bem assim que a carruagem anda?

O carro chefe do Serra, quando o assunto é transporte, é o metrô. Se vangloria de ter feito a maior expansão do metrô de São Paulo. Mas esquece de dizer que o metrô paulista só avançou 18,9km em quinze...eu disse QUINZE anos de governo Tucano. Uma média de 1,26km ao ano. A falta de planejamento do transporte em São Paulo levou à uma situação insustentável, onde a Linha Vermelha(que liga a zona leste à oeste) já está no limite da superlotação(http://transparenciasaopaulo.blogspot.com/2010/04/metro-de-sao-paulo-chega-limite-de_22.html) . 

Pulando para a educação, o Serra promete expandir para o país o sistema de dois professores em sala de aula, já utilizado em São Paulo. Seria bom, se esse sistema REALMENTE existisse. O Sr. Fábio Moraes, secretário do sindicato dos professores desmente tal boato. O que nas salas é um professor(muito mal remunerado, ganhando o pior salário do país) e um estagiário, não um professor formado, tendo que dar aula para mais de 40 crianças. Além do mais, desde 1998, o governo tucano vem entregando a alfabetização das crianças para os governos municipais. Hoje, em São Paulo, são pouquíssimas as escolas estaduais de primeiro grau.

Agora vamos para a menina dos olhos do Serra. A saúde que ele diz estar tão maravilhosamente bem no governo paulista. Porém, ao contrario do discurso eleitoral do Serra, o que vemos é a privatização de hospitais, a falta de medicamentos para o programa “Dose Certa” e o superfaturamento na compra de alguns remédios. O Estado de São Paulo é  o único que não investe no SAMU e hospitais como a Santa Casa estão em estado de precariedade tal, que levaram à morte de nove crianças em novembro de 2009 na Santa Casa de Mogi das Cruzes e à morte de 10 crianças prematuras no ano de 2010, por falta de acompanhamento pré-natal(mas o Serra não disse ter um programa pré-natal tão bom??).

Para piorar a situação do candidato tucano, o Serra afirma que criou os Genéricos. O ex- Ministro da Saúde do governo Itamar Franco, o Sr. Jamil Haddad, discorda. Segundo o decreto 793/93, os medicamentos genéricos já eram regulamentados no país. Tudo o que o Serra fez foi pegar um projeto que já existia, transformar em lei e dizer que era dele. Mas que cara de pau!

O Serra também afirma ser o pai do FAT e do Seguro desemprego. Mais uma mentira. O FAT é um projeto criado pelo ex-deputado federal Jorge Uequed do PMDB gaúcho. O Serra apresentou um projeto semelhante sete meses depois, mas o projeto do deputado Uequed foi aprovado antes. Quanto ao seguro desemprego, tal projeto foi criado no governo do presidente José Sarney, quando o Serra nem sonhava em entrar para os anais do planalto. Tudo isso pode ser comprovado facilmente. O Projeto de Lei que cria o FAT tem o número 991 e foi posto em pauta no dia 11 de outubro de 1988. O seguro desemprego foi criado junto com o Decreto Lei que criou o Plano Cruzado(2284 de 10 de Março de 1986) e passou a ser concedido aos trabalhadores após sua regulamentação, que ocorreu quarenta dias depois, pelo decreto 92608, de 30 de Abril do mesmo ano.

Quanto ao Bilhete Único, nem preciso falar muito. Todos sabem que foi uma criação da prefeitura de Marta Suplicy quando administrou São Paulo. Tudo o que o Serra fez foi criar limitações para o uso dessa vantagem, prejudicando o trabalhador. 

Então senhoras e senhores. Esse é José Serra. Todas as informações são verídicas e podem ser facilmente encontradas. 


A fonte das afirmações está nos links à cima. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário