domingo, 10 de outubro de 2010

A Religião e o Brasil


Durante muito tempo, o Brasil trouxe em sua constituição a oficialização da Religião católica em seu território. Com a proclamação da República em 1889 e a nova constituição federal, o país tornou-se laico(sem religião oficial), mas ainda assim, sua população é predominantemente católica. Muitas de nossos traços culturais atribuímos à religião surgida em Roma e muitos princípios éticos se confundem com princípios religiosos, com uma facilidade imensa.

Nessa campanha eleitoral, o candidato Tucano e seus cabos eleitorais vêm explorando com freqüência o tema da religião, acusando a candidata Dilma de querer fechar igrejas e templos, obrigar padres e pastores à casar homossexuais e de ser a favor do aborto. Queria traçar dois planos básicos dessa discussão.
O primeiro é desmistificar algumas dessas mentiras. Dilma é uma mulher católica. Quando curou-se do linfoma(câncer que atinge o sistema linfático do corpo), a primeira coisa que ela fez foi ir à uma igreja e agradecer à Deus pela graça alcançada(http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1335494-5601,00-DILMA+AGRADECE+CURA+DE+CANCER+EM+MISSA+EM+SALVADOR.html).  Como uma pessoa assim irá fechar igrejas e proibir cultos religiosos?? Em 2002, as mesmas calúnias foram levantadas sobre o Lula, mas o presidente vai completar seu segundo mandato agora em janeiro e não fechou uma igreja se quer. 

Quanto à obrigar igrejas e templos a casar casais homossexuais, em momento ALGUM a candidata pronunciou-se sobre isso.  Não está em seu plano de governo e muito menos nas diretrizes do Partido dos Trabalhadores. Quanto à questão do aborto, Dilma é mãe e avó. Sabe o valor e a importância da vida. O que ela quer é acabar com a onda de abortos ilegais, que levam à morte centenas de mulheres pelo Brasil, por praticarem tal ato de forma perigosa e em locais inóspitos. Afinal, cristãos e cristãs do meu país, vocês iriam querer que sua filha fosse bem atendida se estivesse quase morrendo com um caso desses, não é?

Toda essa boataria é criada por uma direita retrograda que está desesperada para retomar o poder. Direita que apoiou o aborto quando lhe foi conveniente. Inclusive o candidato Tucano, na época Ministro da Saúde, legalizou o aborto feito pelo SUS e hoje vem se dizer contra o aborto.

A segunda linha que quero traçar é a seguinte: estão limitando essa eleição ao âmbito religioso. O Brasil é um país enorme! Temos muitos problemas ainda à serem resolvidos e muitas questões a serem tratadas. Ainda assim, estão resumindo o Brasil à uma única questão. É uma questão importante, mas não pode ser maior que TODO o país.

Abraço a todos. E reflitam.


 Texto Escrito pelo companheiro Pedro Henrique Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário